Bitcoin alcança máxima de U$35280.00: Um resumo dos últimos dias

Traders tentam "acertar o topo" e são liquidados em forte movimento de alta do Bitcoin. Confira um resumo feito por analistas do Blockmarket Research.

Na última segunda-feira (23), o preço do Bitcoin ultrapassou a região dos 32 mil dólares, alcançando um nível não visto desde maio do ano passado. Posteriormente atingindo a máxima de U$35.280,00 por unidade durante o dia seguinte. Ao longo desse período foram registrados um total de 307 milhões de dólares em liquidações, a maioria sendo de traders que especularam na queda do valor do ativo por meio de operações de short (venda a descoberto), o que representou aproximadamente três quartos do valor total dessas liquidações. Em contrapartida, um quarto das liquidações estavam ligadas a posições de compra (long), possivelmente associadas a ordens executadas na região da máxima e que experimentaram um recuo imediato no preço.

Boa parte desse movimento se deu novamente após especulações acerca dos pedidos de ETF de Bitcoin à vista nos Estados Unidos, incluindo a listagem de um ticker (IBTC) que representaria o iShares Bitcoin Trust, ETF da BlackRock. A listagem foi “descoberta” por usuários através do site da DTCC, empresa que compensa transações para a NASDAQ. Após toda a repercussão do fato, o ticker foi retirado do site.

Site da DTCC “vaza” listagem de ETF de Bitcoin da BlackRock com ticker, mas retira o ticker horas depois.

Traders tentam “acertar o topo” e são liquidados em movimento de alta do Bitcon

Mesmo antes deste grande movimento de alta, o mercado de certa forma já se encontrava com um viés especulativo predominantemente de baixa. Desde o dia 19 de outubro já se observava um grande número de posições de traders apostando na queda do Bitcoin. Essas posições se acumularam, levando a uma concentração de liquidez nas zonas acima do preço, observamos um efeito de short squeeze com traders tentando encontrar um “topo” do criptoativo durante a forte alta vista nos últimos três dias.

No gráfico, a linha azul-clara, ao centro da imagem, demarca o ponto em que a quantidade de posições de venda abertas no Bitcoin passou a ser maior que a de posições de compra, que continua menor até agora. Portanto, não é surpreendente que a maioria das liquidações que observamos durante essa subida, nos últimos dois dias, foram de traders vendedores.

Dados do CoinGlass confirmam que cerca de 229,56 milhões de dólares em posições short foram fechadas durante o forte movimento de alta até os 35 mil dólares, representando mais de três quartos de todas as liquidações que ocorreram como consequência do movimento. 

- Anúncio -spot_imgspot_img
spot_img