A capitalização de mercado do Bitcoin ultrapassou a da Tesla (TSLA), do bilionário Elon Musk. Esse acontecimento foi impulsionado por uma série de fatores que evidenciam mudanças de paradigma no cenário econômico internacional.
As mudanças do contexto econômico atual
Em meio à euforia de especulações em torno de uma possível aprovação dos pedidos de ETF de Bitcoin, ativo que subiu mais de 30% nos últimos 10 dias, estamos observando um declínio contínuo no setor de tecnologia nos Estados Unidos, com o índice NASDAQ – das 100 maiores empresas de tecnologia da bolsa americana, em declínio desde o dia primeiro de agosto.
Além disso, é importante lembrar que o bitcoin vinha demonstrando, historicamente, uma forte correlação com os mercados de ações dos Estados Unidos e com o índice do dólar americano DXY (correlação inversa neste caso) . Recentemente, entretanto, essa tendência parece estar se tornando cada vez menos evidente.
670 bilhões de dólares: O marketcap do Bitcoin (BTC)
Com uma capitalização de mercado de cerca de 670 bilhões de dólares, o Bitcoin agora tem um valor de mercado superior ao da Tesla, montadora americana de carros elétricos fundada por Elon Musk, que tem $658.9bi. Supera também a gigante farmacêutica Eli Lilly.
Se o bitcoin fosse uma ação listada nos Estados Unidos, ele ocuparia hoje a nona posição em termos de capitalização de mercado, ficando logo atrás da Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, conforme dados do CompaniesMarketCap e do CoinMarketCap.
Com a crescente incerteza em torno do dólar e a perspectiva de eventos inflacionários, o futuro do bitcoin e sua importância no mercado global continuam sendo temas de grande interesse e debate entre os investidores. Especialistas afirmam que a tese de “reserva de valor” do Bitcoin pode ter seu maior teste de fogo a partir de agora, levando-se em conta que a luta contra a inflação nos Estados Unidos pode durar mais do que o previsto anteriormente.