A rede principal do Bitcoin está passando por um novo pico de congestionamento. Atualmente, mais de 135 mil transações aguardam inclusão na blockchain. Como consequência, as taxas de transação alcançaram valores superiores a R$ 30 reais.
Como destacou o jornalista Vini Barbosa, as taxas da rede custam agora quase o preço de um Big Mac:
“Agora custa ‘um Big Mac’ usar a Rede Bitcoin. Um volume crescente na rede aumentou a demanda pela rede #Bitcoin, fazendo com que as taxas de transação subissem para mais do que o preço de um #BigMac. As taxas estão em 0,00017680 #BTC ($6.13) agora.”
Problemas de escalabilidade do Bitcoin
A rede do Bitcoin é limitada em sua camada base a blocos que não podem exceder muito mais que 1 MB (pós atualização SegWit). Este limite de dados foi introduzido por Satoshi Nakamoto em 2010 como uma medida temporária anti-spam.
Satoshi chegou a dar instruções de como os blocos da rede deveriam ser aumentados para que mais pessoas tivessem acesso à rede da criptomoeda. No entanto, o desenvolvimento do Bitcoin tomou outros rumos e o aumento do bloco nunca ocorreu por meio de um hard fork.
Como consequência, as taxas de transação da rede começaram a ser pressionadas, uma vez que os blocos começaram a se tornar cheios. Sempre que muitas transações estão paradas na mempool, as taxas tendem a se elevar.
Esta não é a primeira vez que isto acontece na rede principal do Bitcoin, visto que as taxas já alcançaram no passado a marca de dezenas de dólares por transação. À medida que as taxas são elevadas, espera-se que as pessoas sejam desincentivadas a utilizar a camada base da criptomoeda, usando alternativas de segunda camada, como a Lightning Network ou até mesmo stablecoins para transações do dia a dia.
Enquanto isso, entusiastas do Bitcoin Cash (BCH), principal fork do Bitcoin, alegam que a visão original de Satoshi Nakamoto de escalonamento on-chain e uso em transações do dia a dia não vem sendo respeitada. Segundo eles, essa tese permaneceria viva no Bitcoin Cash.
Conforme foi observado no início deste ano, pode levar algumas semanas ou até mesmo meses para que as taxas do Bitcoin voltem a se estabilizar em valores abaixo de US$ 1, reacendendo assim a discussão sobre o aumento dos blocos na rede principal.