No momento em que a confiança nas exchanges centralizadas tem sido colocada à prova, plataformas de negociação descentralizadas (DEX) como a Uniswap v3 tem observado um crescimento exponencial nos últimos meses, impulsionada ainda pelo recente caso da FTX.
De acordo com a plataforma de análise e dados em blockchain CCData, a Uniswap v3 superou a exchange Coinbase em volume de negóciações pelo quarto mês consecutivo, e já se aproxima da Binance em volume negociado e em liquidez em pares importantes de moedas como a ETH.
Segundo Rayan Cruz, Head de Research do Blockmarket, o preço atual do Token UNI encontra-se bastante descontado no que tange seus parâmetros fundamentalistas, em consonância com uma forte região de acumulação em tempos gráficos maiores do ativo, fazendo com que a projeção de valorização para os próximos meses seja bastante otimista.
“O protocolo UNI mais do que triplicou seu volume de negociação e base de usuários em relação à sua atividade no último ATH em 2021, quando atingiu $44 dólares. O crescimento exponencial do seu ecossistema e base de usuários, suporte recente à rede BEP-20 e o próprio movimento gráfico do ativo nos últimos meses, demonstram uma acumulação que historicamente precede movimentos significativos.”
O analista destaca ainda, que um movimento significativo pode acontecer já nas próximas semanas, caso o Bitcoin “se mantenha firme” na região acima de 25 mil dólares. Podendo levar a uma valorização de até 120% em 2023.
Ainda de acordo com dados do CoinMarketCap, existem cerca de 350 corretoras descentralizadas operantes no mercado, com o volume de negociação diário total delas representando cerca de 2.5 bilhões de dólares. A Uniswap representa, sozinha, dois quintos desse valor.
Esse fato mostra que o aumento no fluxo de capital para as DEX’s não é representativo de uma simples e efêmera desconfiança do mercado em relação às corretoras centralizadas, mas sim uma crescente mudança do relacionamento dos investidores com esse tipo de corretora.