A OKX, segunda maior exchange de criptomoedas do mundo em volume de negociação, anunciou que está buscando se tornar um Provedor de Serviços de Ativos Digitais (DASP) registrado na França, de acordo com os requisitos estabelecidos pela Autorité des Marchés Financiers (AMF) e pela Autorité de Contrôle Prudentiel et de Résolution (ACPR), evidenciando o compromisso da empresa em expandir sua presença na Europa.
O registro na AMF permitirá que a OKX ofereça uma variedade de produtos e serviços aos clientes na França, seguindo as regulamentações locais. A empresa enxerga esta aplicação como uma oportunidade para demonstrar um compromisso em apoiar novos quadros regulatórios no continente europeu.
A França foi escolhida pela OKX devido à sua sólida estrutura regulatória, transparência e mão de obra qualificada no setor de criptomoedas. O Ministro Delegado do Ministério da Economia, Finanças e Soberania Industrial e Digital, Jean-Noël Barrot, expressou sua satisfação com a escolha da França pela OKX, destacando o compromisso do governo francês em se tornar um líder mundial em inovação Web 3 e economia digital.
“Estamos muito satisfeitos pelo facto de a OKX ter escolhido a França para expandir as suas operações na Europa. Esta decisão confirma as aspirações de França de se tornar um dos importantes protagonistas das tecnologias Web3, uma visão que tem sido defendida pelo Presidente Macron e pelo Ministro Bruno Le Maire desde 2017. Os vastos conhecimentos e a experiência das autoridades francesas no sector dos criptoativos conferem à OKX a possibilidade de beneficiar de uma abordagem coerente e sólida, ao longo de todo o processo de licenciamento e mais além. A decisão da OKX é uma prova do sucesso das políticas do governo francês destinadas a fomentar um sector de criptoativos inovador, resiliente e seguro. Estamos mais convencidos do que nunca de que a França tem todos os elementos necessários para se tornar um líder mundial em inovação e economia digital na Web 3.”
Em março, a OKX também anunciou que solicitaria licenças de provedor de serviços de ativos virtuais em Hong Kong. Atualmente a exchange está licenciada nas Bahamas e tem uma licença provisória da VARA em Dubai.
França se movimenta para tornar-se centro europeu do ecossistema cripto
Recentemente, grandes exchanges de criptomoedas como Binance, Circle e Crypto.com escolheram Paris como sede das atividades na Europa.
A escolha da França se deve ao seu ambiente pró-negócios e às suas regulamentações favoráveis às criptomoedas. O governo francês também tem demonstrado interesse em apoiar o desenvolvimento da indústria de criptomoedas no país.
Embora a França tenha potencial para se tornar um hub regional de criptomoedas, é importante destacar que a competição nesse setor é acirrada na Europa. Outros países, como Suíça e Reino Unido, também estão trabalhando para se estabelecer como líderes nesse campo.